quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Novo concurso para perito criminal parte 1


Boa diaaa, vamos falar de concurso??

Hoje vou escrever sobre o novo concurso que está por vir....Serão aproximadamente 400 vagas, isso nunca aconteceu em toda história da PC....rs. Sabe o que isso significa?? Depois desse concurso que será gigante, as vagas livres serão ocupadas e vai demorar muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito pra ter outro concurso. Pra quem deseja se tornar um perito, a hora de estudar é agora. Faça seus planos pra atingir a meta o quanto antes, nada de falar: "Vou estudar com calma....meu plano é a longo prazo.." Nãoo, isso não existe, tem que fazer plano "pra ontem" senão a gente acomoda e não se dedica o quanto deveria. Não to falando pra ninguém deixar de viver pra estudar, é importante ter vida então farei um breve resumo do meu estudo. Comecei estudar pra esse concurso quando saiu o edital. Isso significa que comecei do zero?? Claro que não!! Quem começa do zero não passa em concurso em 3 meses. Se disser que passou é mentira ou comprou a vaga hehe. Eu já tinha boas noções das matérias específicas: matemática, física, química e biologia (bio eu tinha mais ou menos). Quando estudei pro vestibular fiz um cursinho específico pra essas matérias de exatas e fiquei boa, o problema foi que do vestibular até estudar de novo essas matérias se passaram só 7 anos. Fiquei desesperada pensando que não lembraria mais nada mas nossa memória é filha da mãe....já não precisava me matar como antes, uma lida e eu ja lembrava rápido. Jamais imaginei que seria mais simples estudar essas matérias, mesmo pq eu deixei de prestar 2 concursos de perito, um de MG em 2008 e um do ES em 2010 ( se não me engano das datas) pq caia matérias do vestibular. Estudei sozinha essas matérias e fiz mts exercícios. Estudei por material de nível médio mesmo, sem crise. Achei um livro de química na biblioteca que estava pra doação, o autor foi meu professor no anglo, professor USBERCO, me ajudou o livro pq peguei mtos exercícios de lá. O segredo é resolver exercícios, perca pouco tempo com teoria e muito tempo com exercícios. Semana passada eu estava mexendo nos meus materiais e vi mtas folhas de exercícios resolvidos, posso dizer que me esforcei bastante pra esse concurso. Pessoal, eu não trabalhava, mas isso não quis dizer que estudei o dia todo, teve dia que estudei 30 min líquidos e dias raros que cheguei a estudar 8h30 líquidas. Mas posso dizer que minha média líquida foi de 4h por dia. Somente no último mês que aumentei um pouquinho, chegando na média de 6h líquidas. Quando falo em horas líquidas é líquida mesmo, eu estudava com o cronômetro do meu lado, qualquer parada que eu fazia eu dava stop no cronômetro. Fiz isso pra não me enganar. Muita gente estuda das 7h da manhã até 23h da noite mas se contar de estudo mesmo não dá 2h, pq é muito fácil falar que vai estudar, ficar sentado na mesa com cara de paisagem ou entrar no facebook** a cada 5 min....A coisa mais fácil que tem é desviar o foco do estudo, além do mais quando vc tem que estudar até o passarinho na janela se torna a coisa mais interessante do planeta!!!
Esse post tá ficando grande por isso vou continuar falando do estudo no próximo, tem muita coisa pra contar e sei que quem estuda adora ler dicas de pessoas que já passaram por isso. Até =)

** sobre o facebook, eu desativei o meu quando comecei estudar pra concurso, criei um fake só pra acompanhar os grupos de concursos e não tinha  nenhum amigo. Me ajudou bastante e nem senti falta.


Obstáculos são aquelas coisas medonhas que você vê quando tira os olhos do seu objetivo.” Henry Ford

Nenhum comentário:

Postar um comentário